Com certeza você vai rir porque acha que todo mundo sabe o que significa “sexo”... Mas na verdade não é bem assim. A palavra tem diferentes significados, incluindo significados científicos e outros que estão na linguagem comum, mesmo que nem sempre a gente saiba bem do que se trata.
Uma coisa importante é o sexo como gênero: quando conhecemos alguém, a primeira coisa que notamos é se esse alguém é “homem ou mulher”; a palavra sexo nesse contexto se refere à condição orgânica nas plantas e animais, e também no ser humano, que diferencia o macho da fêmea.
Para a gente não se confundir, vamos ver diferentes usos da palavra, relacionados com “o sexo ou relação sexual”. Uma relação sexual é a penetração do pênis na vagina, mas antes disso acontecer existem diferentes momentos. Existem “intercâmbios sexuais” que podem ser uma relação muito intensa sem chegar ao clímax ou à penetração. Em alguns casos também são chamados de “encontros sexuais”.
Quando o médico pergunta se você é “sexualmente ativa”, está perguntando se você tem relações sexuais. Ele não está perguntando por curiosidade, mas porque precisa falar sobre sexo seguro e métodos anticoncepcionais, além de esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre sexualidade.
Como você vai perceber, é um pouco complicado falar desses termos, porque nem sempre as pessoas pensam no mesmo significado. Quando você falar sobre "sexo" com alguém, é muito importante ter certeza que estão todos falando sobre o mesmo assunto, para evitar mal-entendidos.
O QUE É SEXO AFINAL?(A resposta dos especialistas)
- Segundo os médicos é uma doença, porque acaba sempre na cama.
- Segundo os advogados é uma injustiça, porque há sempre um que fica por baixo.
- Segundo os alentejanos é uma máquina perfeita, porque é a única em que se trabalha deitado.
- Segundo os arquitectos é um erro de projecto, porque a área de lazer fica muito próxima da area de saneamento.
- Segundo os políticos é um acto de democracia perfeito, porque todos gozam independentemente da posição.
- Segundo os economistas é um efeito perverso, porque entra mais do que sai. Às vezes, nem se sabe bem o que é activo, passivo, ou se há valor acrescentado.
- Segundo os contabilistas é um exercício perfeito: entra o bruto, faz-se o balanço, tira-se o bruto e fica o líquido. Em alguns casos, pode ainda gerar dividendos.
- Segundo os matemáticos é uma equação perfeita. A mulher coloca a unidade entre parênteses, eleva o membro à potência máxima e extrai-lhe o produto, reduzindo-o à sua mínima expressão.
- Segundo os psicólogos, é fodido de explicar...