Planeta regente: Marte
Planeta em exaltação: Sol
Elemento: Fogo
Qualidade: Cardeal
Palavras-chave: iniciativa, afirmação, espontaneidade.
O Carneiro é o número um do Zodíaco. É o signo que abre o ciclo astrológico. É através dele que se inicia o processo vital percorrido pela natureza. Ele simboliza o princípio da Primavera, o aparecimento da vida depois do Inverno. É por essa razão que os nativos de Carneiro possuem uma energia vital fora do comum. Eles nasceram no momento em que se dava o desabrochar anual da vida sobre a terra.
A forma como eles trazem dentro de si este potencial é, por vezes, sentida de um modo quase brutal. É por isso que o Carneiro é um ser impulsivo, combativo, teimoso, mas com um enorme sentido de iniciativa.
Ele pertence ao elemento fogo: é a chispa incendiária, o fogo primordial. É activo, directo, intenso e, por vezes… precipitado. «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce», de preferência sem muitos pormenores e com resultados imediatos, caso contrário o Carneiro impaciente desiste. O Carneiro gosta de acelerar, tem um alto sentido da coragem e a capacidade de actuar numa emergência. É franco, frontal e inflamado.
Assim, sendo fiéis a princípios, impacientes e com uma enorme vitalidade, os Carneiros são seres dirigidos para a acção e para a inovação.
É atraído pelas conquistas, e sacudido pelos seus fortes impulsos que são acompanhados, normalmente, por uma energia abundante. O seu espírito directo é pouco dado a diplomacias e dotado de uma energia raramente igualável em todo o Zodíaco.
A tradição astrológica estabelece analogias entre cada signo do Zodíaco e certos tipos de profissões. Assim, ao signo de Carneiro associam-se todas as profissões com um certo risco ou ligadas ao simbolismo de Marte (ferro, fogo, sangue); indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, bombeiros; que exijam grande actividade física e forte dinamismo: piloto, atleta; que implicam uma vocação de chefe, assim como sólidas qualidades de ataque e de defesa: exército, política, etc.
Planeta regente: Vénus
Planeta em exaltação: Lua
Elemento: Terra
Qualidade: Fixo
Palavras-chave:: perseverança, estabilidade, possessividade.
O Touro, que pertence ao elemento Terra, é possessivo, teimoso mas realista. É construtivo, determinado, firme, mas por vezes inflexível.
Ele gosta de acumular, afeiçoa-se às situações, agarra-se às pessoas. É o signo que mais gosta de conservar e de dar continuidade aos seus projectos de vida.
O Touro merece obter e manter aquilo que na realidade consegue possuir, pois fá-lo com perseverança, alguma inflexibilidade, mas com um forte sentido de determinação.
Gosta de conhecer os limites das coisas e provar a segurança daquilo que possui. É cauteloso e realista.
É constante nos seus gostos e nos seus afectos, aprecia a estabilidade e luta pela materialização dos seus ideais.
O Touro segue com atenção a sua vida financeira, pois ela dá-lhe a segurança que tanto aprecia. Porém, o mundo dos sentimentos tem igualmente grande valor, pois nele busca o apoio, a calma e o prazer.
Representa o instinto, a afeição, o desejo, a sensualidade e ilustra também a calma, a constância, a perseverança e a firmeza.
Já imaginou a possibilidade de criar um carro bem ao jeito do Touro, perfeitamente adequado às suas características? Quase jurávamos que esse carro seria tipo utilitário, robusto, potente mas seguro, confortável, económico mas com um bom depósito, com pouca necessidade de oficina e que, se vendido, não se desvalorizasse muito. A cor? Seria, por exemplo, entre o beije e o castanho.
A tradição astrológica estabelece analogias entre cada signo do Zodíaco e certos tipos de profissões; assim, para o signo de Touro, todas as profissões que utilizem os sentidos ou que exijam persistência, senso prático e realismo: agricultor, agrónomo, padeiro, desenhador, restaurador, arquitecto, economista, decorador, estilista de moda, profissões ligadas à beleza: estética, perfumaria.
Planeta regente: Mercúrio
Elemento: Ar
Qualidade: Mutável
Palavras-chave:: dualidade, comunicação, versatilidade.
O signo de Gémeos, que pertence ao elemento Ar, é racionalista, comunicativo, inconstante, vivo, irrequieto, curioso, e… um tanto volúvel.
Ele é nervoso, mutável e por vezes imprevisível. No entanto, é cintilante, expedito e lógico.
Será que o signo de Gémeos é adaptável? O certo é que este signo do Ar é comunicativo, instintivo, mutável, por vezes oscilante e quase sempre senhor da palavra e do gesto.
É, também, inventivo e atraído por uma certa polémica.
O desassossego e a inconstância não são as características principais dos nativos de Gémeos. Eles têm grande capacidade mental, uma percepção pura das coisas e, ainda, uma especial aptidão para transmitir verbalmente o seu estado de espírito ou as suas ideias.
Impulsivos na conquista de amizades, conseguirão também facilmente relacionamentos a outros níveis, mas a sua volubilidade impede-os de manterem uma devoção prolongada.
Inteligentes e de hábil compreensão, conseguem captar a atenção e até interesse de pessoas que exijam interlocutores com mentes ágeis e intelecto desenvolvido, mas desses contactos só retirará o que de fortuito lhe possa interessar.
Saturando-se facilmente da monotonia, sempre que possam optarão por viajar, buscando novos ambientes e actividades sociais diferentes.
As suas expressões artísticas manifestam-se sobretudo em actividades literárias, e a centelha da sua imaginação valoriza-se mesmo na poesia, trocadilhos de palavras, ironia, e até em comentários oportunos ou chistes, sendo pois muitas vezes os autores espontâneos de piadas anónimas que circulam por aí.
A tradição astrológica estabelece analogias entre cada signo do Zodíaco e certos tipos de profissões. Assim, para o nativo de Gémeos estarão indicadas todas as actividades que implicam contacto, troca, comunicação ou onde a constante é a necessidade de movimento e de mudança: jornalista, vendedor, representante de marcas, importador, exportador, redactor, crítico literário, tradutor, intérprete, editor, livreiro, telefonista.
Planeta regente: Lua
Planeta em exaltação: Júpiter
Elemento: Água
Qualidade: Cardeal
Palavras-chave: tenacidade, emoção, família.
O Caranguejo, que pertence ao elemento água, é protector, sensível, intuitivo, receptivo e fantasista.
Uma das suas mais fortes características é servir de abrigo, de sustento, de âncora, de suporte e de refúgio para os outros.
Os medos dos nativos de Caranguejo são motivados pela sua elevada emotividade, o seu fundo intuitivo, a sua vida interior, a sua infinita receptividade.
Incansáveis lutadores pela defesa do seu património, associam a necessidade de segurança ao seu espírito combativo.
A hospitalidade, a fidelidade, a memória e a vontade de sonhar chegaram a este signo e criaram raízes. A partir daí, os nativos deste signo passaram a gostar de conservar, a encher a casa de objectos, a idealizar situações e a proteger… mesmo aqueles que não lhes pedem protecção.
A casa, a segurança e o instinto são alguns dos mais importantes alicerces da personalidade do Caranguejo. A sua receptividade transforma-se em grandes lagos de emoções.
Ele tem espírito de clã, gosta de congregar os outros em seu redor e tem um forte sentido de hospitalidade. A sua casa dá-lhe segurança e representa também para os outros um refúgio seguro e acolhedor.
Já tentou imaginar quais as partes da casa que têm mais a ver com este signo? Não? O Caranguejo está intimamente ligado ao lar, à família, à fecundidade, à sobrevivência. Daí que numa casa, a cozinha e a sala de jantar sejam referências muito especiais para ele.
Os nascidos sob o signo de Caranguejo gostam de receber e proteger. São exímios nas profissões onde se alimenta, se apaparica ou, de uma maneira geral, onde se recebe: hotelaria, gastronomia, decoração.
Planeta regente: Sol
Planeta em exaltação: Neptuno
Elemento: Fogo
Qualidade: Fixo
Palavras-chave: brilho, individualidade, idealismo.
O Leão, que pertence ao elemento fogo, é dominador, cintilante, autoritário, mas benevolente. Ardente nas suas paixões e supremo mestre na arte de amar, ele traduz bem a energia de um signo de fogo.
Não sabemos se o Leão é despótico. O que é certo é que ele se entrega profundamente às suas convicções. Acredita com entusiasmo nos seus sentimentos. Acredita que se pode dar à vida uma dimensão mais elevada.
A imagem de segurança e o estilo grandioso, características dos Leões, não lhes dá a facilidade de pedir.
A generosidade, a facilidade de se concentrar intensamente num fim em vista e, sobretudo, o fascínio por viver ou por ver os resultados dos seus investimentos, fazem do Leão um ser apaixonado.
Este ardente signo do Fogo não se compadece com pequenas medidas. Os Leões têm vocação para grandes desafios. O requinte e a qualidade desses desafios é-lhes particularmente cara.
Se você ama um Leão, prepare-se: vai ser bombardeado com atenções, presentes, jantares à luz da vela. Apaixonado, idealista, sincero, mas também ciumento, o nativo deste signo vive o romance com prazer e exuberância. Pronto para os maiores sacrifícios pela casa e pelos filhos, o Leão encara com dificuldade aqueles pequenos contratempos do quotidiano doméstico.
Perito na criação, no espectáculo, na arte, na capacidade de inflamar os outros para a acção, sobretudo quando não há outro personagem que lhe ensombre a imagem pessoal, o Leão pode realizar-se com sucesso através de um destacado cargo de chefia, numa profissão que exija requinte e selecção ou através da criatividade, no domínio das belas-artes ou da arte cénica.
Planeta regente: Mercúrio
Planeta em exaltação: Mercúrio
Elemento: Terra
Qualidade: Mutável
Palavras-chave: método, disciplina, organização.
Fiel adepto da crítica e da actividade mental, o nativo de Virgem sofre, no entanto, da mania das doenças. A sua modéstia nem sempre o deixa mostrar o seu real valor naquilo que se propõe fazer. A exactidão, o seu sentido observador e o seu gosto pela perfeição fazem deste signo da Terra um incansável lutador pelo progresso.
Virgem é normalmente caracterizado pelo rigor, pelo seu espírito utilitário e pela sua capacidade de olhar ao pormenor. Tem uma mente poderosa, um grande sentido da eficácia mas, nos dias que correm, poderá ter mais dificuldade em sincronizar todas as áreas da sua vida.
Os Virgens são sensíveis a um ambiente impecável no seu trabalho. Deixam-se levar por um certo gosto de observar os outros ao seu redor e gostam de não descurar uma certa poupança.
O seu espírito metódico aliado à sua lucidez retira-lhe, frequentemente, a possibilidade de agir sem auto-censura. É como se os nativos de Virgem fossem simultaneamente actores e espectadores de si próprios.
Adepto do rigor, é conhecido pela sua eficácia, pela sua competência e pela sua capacidade de discernimento.
O nativo de Virgem analisa as pessoas e as situações com cuidado. Age com método e eficiência, procurando que todos os seus actos sejam correctos, precisos e prudentes.
A minúcia, o rigor e o espírito analítico fazem parte das características geralmente atribuídas ao virginiano. O uso das faculdades mentais, o desenvolvimento de métodos para obter maior eficácia, maior rentabilidade não descurando a componente prática e humana são próprios do nativo deste signo. São óptimos exemplos de profissões ligadas a este signo, gestores, analistas, curadores, enfermeiros, assistentes sociais, professores e, até, o mais simples, apagado e discreto bibliotecário, secretário ou empregado de escritório.
Planeta regente: Vénus
Planeta em exaltação: Saturno
Elemento: Ar
Qualidade: Cardeal
Palavras-chave: afectividade, equilíbrio, sociabilidade.
A Balança, que procura o acordo, a afinidade, nunca perde oportunidade de tentar uma boa combinação com os outros.
É o signo da diplomacia, da elegância, das pessoas que buscam o encanto nas relações com os outros.
A atracção pelo luxo, o gosto pelo conforto e a sensibilidade pela harmonia social fazem dos Balanças elementos perfeitos da cordialidade entre os homens.
O Balança é mais clássico do que emancipado, mais conciliador do que excêntrico. Fiel, mas às vezes contraditório, prefere concordar a rejeitar, recompor a destruir. Os nativos deste signo são habitualmente diplomatas, comedidos, sensíveis e com gestos ou atitudes suaves.
Uma reunião de trabalho com um nativo de Balança pode ser um verdadeiro exercício de diplomacia. Embora chegue atrasado, pois demorou-se um pouco a verificar o seu aspecto, sempre na moda, ele tudo fará para conciliar as partes e conduzirá os assuntos usando da sua sedução, jogando mesmo um certo equívoco entre o lado afectivo e o lado negocial. Obrigado a tomar uma posição, depois de uma ligeira hesitação, o Balança dirá «Nim».
Privilegiando a estética, a harmonia e as boas relações sociais, o nativo de Balança sente-se «como peixe na água» em profissões que promovam o contacto com os outros: recepcionistas, diplomatas, criadores de moda, esteticistas, cabeleireiros, relações públicas. Em geral, todas as profissões associadas ao gosto pelo belo, ou que tenham uma componente estética.
Planeta regente: Plutão (Marte é o seu segundo regente)
Planeta em exaltação: Úrano
Elemento: Água
Qualidade: Fixo
Palavras-chave: poder, transformação, sexualidade.
O Escorpião é dominador, por vezes cáustico, mas senhor de um poder psicológico notável. Apaixonado, mas também torturado pela sua capacidade de sentir todos os momentos da vida, é atraído pelo mistério, pelo inacessível, pelo oculto.
Absorventes, secretos e com um gosto especial para transformar os outros, os Escorpiões saboreiam com profundidade todas as etapas da sua existência. Gostam de subjugar aqueles que amam, fazendo-o muitas vezes de um modo extremamente subtil. Os momentos em que eles se sentem exaustos são, porventura, o preço que eles pagam por isso.
Por vezes anjo, por vezes demónio, o Escorpião move-se entre os limites que dão, de facto, profundidade e direcção à vida. Ele não se compadece com os meios termos e detesta a hesitação.
Serão os nativos deste signo dominadores e autoritários? Talvez seja, apenas, uma forte presença da paixão na expressão dos sentimentos que os leva a agirem muitas vezes de um modo menos diplomático.
O Escorpião tem fama de ser vingativo e ciumento. Puro engano. Ele é sim apaixonado pela vida, senhor de uma vontade férrea e de um forte sentido de justiça.
Ora santo ora demónio, o Escorpião vive enfeitiçado pelos limites, entre o destruir e o renovar, entre o fogo e as cinzas, entre a morte e a vida.
O Escorpião não brinca em serviço. Autoritário com os outros e exigente consigo mesmo, ele é rígido nos seus métodos, nas suas ambições e nas suas atitudes.
A estratégia, a persistência e o espírito crítico fazem parte da natureza escorpiónica. Investigadores, cientistas, detectives, psicanalistas e, em geral, profissões ligadas ao oculto, ao secreto, são algumas das carreiras que se podem relacionar com o signo de Escorpião.
Planeta regente: Júpiter
Elemento: Fogo
Qualidade: Mutável
Palavras-chave: sabedoria, expansão, optimismo.
O espírito, a tendência para se elevar, a disposição para absorver a experiência da vida são causas da imensa capacidade de evolução do nativo de Sagitário.
Pertencente ao elemento Fogo, é um ser voltado para o lado grande da vida: por norma, ele não se deixa convencer pelas coisas pequenas e ridículas. Tem vistas largas. É o signo que mais gosta de grandes viagens. Precisa de entender o sentido da existência e de ligar as várias experiências de vida entre si. Preocupa-se em não olhar apenas para o lado pequeno das coisas.
Sagitário representa a flecha apontada ao longe. Ele busca uma compreensão global da condição humana. Os Sagitarianos preocupam-se em perceber o porquê das coisas.
Cordial e defensor do optimismo, o Sagitário gosta de indagar sobre o sentido da vida, é atraído para desvendar as galáxias, sente-se estimulado pelo estranho e pelo longínquo.
Ele é regido por Júpiter, Senhor do Olimpo e o maior planeta do sistema solar. Ele representa aquilo que é amplo, a exaltação, os ideais, o infinitamente grande.
Júpiter, o planeta de Sagitário, impele-o para tudo o que se relaciona com o grande, o longínquo, o exótico ou o conhecimento profundo. Profissões relacionadas com viagens, ensino, filosofia, religião são particularmente ligadas a este signo.
Planeta regente: Saturno
Planeta em exaltação: Marte
Elemento: Terra
Qualidade: Cardeal
Palavras-chave: disciplina, ambição, perseverança.
O Capricórnio é conhecido por uma lenta mas segura capacidade de concretização. Ele destaca-se através de um importante poder de organização.
Será o Capricórnio um ser superior? A verdade é que ele é um mestre na planificação e na perseverança. A sua rectidão, embora por vezes um pouco seca, traduz o seu amor pela ordem e pelos investimentos feitos com pés e cabeça. Não será antes uma necessidade do Capricórnio verificar que os seus investimentos progridem, evoluem?
É o signo das pessoas elaboradas, complexas, persistentes, silenciosas, com engenho, mas por vezes desconfiadas.
Dotados de realismo conjugado com capacidade de concentração, conduzidos por um secreto e insuspeitado desejo de imortalidade, os nativos de Capricórnio são seres previdentes, sensíveis à reputação e, por isso, sensatos.
O nativo deste signo leva muito a sério o caminho que toma. Tem um forte autodomínio, mas também uma forte auto-repressão. É talvez por isso que, na expressão dos seus sentimentos, pode parecer um tanto antiquado.
Apenas quebrará o seu ar sereno e austero para responder à letra a um eventual ataque, usando o seu sentido de humor altamente sarcástico.
Estão particularmente relacionadas com o Capricórnio as profissões científicas ou que implicam grande rigor: pesquisador, matemático, biólogo; que se ligam ao passado, tais como arqueólogo, arquivista, conservador; ou as profissões que utilizam a análise ou a gestão: contabilista, administrador, perito fiscal. Também se associam com o Capricórnio as profissões que têm a ver com a terra e a construção: arquitecto, empreiteiro, mineiro.
Planeta regente: Úrano
Planeta em exaltação: Mercúrio
Elemento: Ar
Qualidade: Fixo
Palavras-chave: excentricidade, criatividade, liberdade.
Aéreo, altruísta, mas por vezes um pouco anárquico, os altos voos do aquariano cumprem-se ao sabor da aventura.
O Aquário é um signo de Ar, com uma sublinhada energia mental, adepto do progresso, com uma enorme capacidade de fazer revoluções na sua vida, ou mesmo na vida dos outros e com um elevado sentido humanitário.
Sensíveis às coincidências, aos acasos e às situações inesperadas, os aquarianos preferem percorrer o curso da existência sem planos demasiado definidos.
Voltados para o mundo, muito permeáveis aos ventos sociais mas por momentos dispersos, eles são elementos sensíveis da comunidade. Embora nem sempre o assumam completamente, são também atraídos por uma certa extravagância.
Fascinados pelo que é amplo, quase voam como os anjos. Quer nos dotados de um rigoroso espírito científico quer nos profundamente crentes na espiritualidade está sempre presente o seu golpe de asa.
As palavras-chave que caracterizam este signo poderiam servir de programa a um partido político: solidariedade, condescendência, fraternidade, progresso, independência e liberdade.
Dotado de uma enorme curiosidade intelectual, o aquariano gosta de criar, de inventar, revolucionar. O seu forte sentido do colectivo e da amizade fazem no pôr-se ao serviço dos outros, desde que isso não lhe faça perder a sua preciosa independência. Por vezes, um pouco imprevisto, ele cumpre os seus altos voos, ao sabor de um certo exotismo.
Para os nativos deste signo, o gosto pela cooperação e a disponibilidade para o mundo das amizades é sobretudo maior se o espaço individual e a sua liberdade não forem ameaçados. O seu medo do compromisso é o principal responsável por todas as hesitações.
Ao Aquário estão associadas todas as profissões relacionadas com progresso, a previsão, o futuro: engenharia, meteorologia, aeronáutica, radiologia, peritagem; as profissões que implicam relações humanas e ajuda psicológica: educador, psicoterapeuta, instrutor. São também actividades aquarianas, as ligadas ao espectáculo, à comunicação e à electrónica: locutor de rádio, apresentador de televisão, técnico de audiovisuais, realizador de cinema, técnico de electrodomésticos, enfim, tudo o que se relaciona com a ficção científica.
Planeta regente: Neptuno (Júpiter é o segundo regente)
Planeta em exaltação: Vénus
Elemento: Água
Qualidade: Mutável
Palavras-chave: : compaixão, fantasia, sensibilidade.
Sonhadores, ingénuos, imaginativos, os Peixes são mestres no espírito de sacrifício, na capacidade de resistir, eternamente, a situações desconfortáveis. Quase que atraem para a sua vida as pessoas mais complicadas e carentes que existem à usa volta. Todos esperam a sua compreensão e dedicação.
Delicados, envolventes e frequentemente susceptíveis, os Peixes têm o hábito de sentir de um modo forte o que se passa à sua volta. Dotados de clarividência, às vezes mediúnicos e quase sempre adivinhos, são atraídos pelo complexo, pelos seres ambíguos, estranhos e confusos.
Dotados de um secreto desejo de se disfarçarem, os Peixes, ao mínimo desequilíbrio, podem entrar em depressão, mas a mínima atenção pode deixá-los eufóricos. Estão sempre prontos a correr em auxílio dos outros, a rodeá-los com a sua simpatia, a fazer por eles os maiores sacrifícios. Os outros esperam dos Peixes a sua habitual dedicação e um ombro para chorarem.
Ele é, por certo, o signo mais sensível do Zodíaco. Aquele que apanha até os estados de espírito ou os humores daqueles que estão ao seu redor.
Com o signo de Peixes estão associadas todas as profissões fundamentadas na devoção e no serviço prestado aos seres humanos ou aos animais que sofrem, que estão segregados: médico, veterinário, enfermeiro, condutor de ambulância, prestador de socorros, assistente social, padre, enfermeiro. Têm, também, uma simbologia próxima deste signo todas as actividades que se relacionam com o mar: marinheiro, pescador, oceanógrafo e ainda as profissões associadas aos pontos mais sensíveis e vulneráveis do signo: manicura, pedicura.